quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bando invade Prefeitura de Embu; leva armas e coletes à prova de balas

Ação contou com pelo menos dez criminosos armados com metralhadoras e fuzis

Por Edimon Teixeira

Um grupo de homens armados invadiu a Prefeitura de Embu, na grande São Paulo, na madrugada desta quarta feira, 29/07.

Quatro Guardas Civis Municipais (GCM's) faziam a segurança do local quando o bando, que portava fuzis e metralhadoras, os dominaram e roubaram coletes e armas. Nenhum GCM ficou ferido.

De acordo com a Polícia Militar, pelo menos dez homens participaram da ação. Até o momento não há informações sobre prisões.

Os criminosos ainda tentaram, sem sucesso, arrombar os caixas eletrônicos instalados no prédio. A PM está à procura dos suspeitos na região

4 comentários:

  1. qualquer local onde se tem , armas e numerarios devem sempre ter seguranca, e esta seguranca nao podem estar todos no mesmo local , pois se a badidagem chegar vai imobilizar todos , com isto o crime acontece facil, o ideal e que fique um ou mais longe do local , mas que tenha condicao de se safar do ato e poder ate suroreender os criminosos

    ResponderExcluir
  2. São Paulo.20.07.2009.

    Prédio publico.
    Os roubos, assaltos e furtos aos prédios públicos.

    Os crimes contra os prédios públicos são comuns e muitas noticias a gente vê a toda hora nos meios de comunicação. Quem administra um patrimônio publico em geral dão pouca ou quase nada de atenção no tocante a segurança ,ou um economista mental. E sabido que onde houver algo de valor de 50 reais ou mais qualquer criminoso se arrisca a cometer seu crime diário, claro isto ta ligado a impunidade, vide os dados de soluções de crimes., em qualquer cidade deste pais.. são insignificantes..
    A administradores publico são em sua maioria irresponsável , não se preocupa em coibir os crimes.
    Quando contrata uma empresa de segurança e ou vigilância , não exige o devido retorno do produto roubado ou furtado quando ocorre no decorrer do contrato, pois afinal para que serve uma empresa de segurança que não da a devida segurança!
    Um caminho é exigir que o contrato ou edital tenha uma clausula de seguro de riscos ou seguro contra terceiros.
    Isto significa que se houver o furto ou roubo a empresa esta obrigado por força do contrato a ressarcir a administração publica,pois se for esperar a policia achar o fruto do roubo .
    Tudo isto vale para as empresas ditas de monitoramento eletrônico.
    Usando câmeras de péssima qualidade que não da nem para ver a fisionomia do meliante, pois em geral as câmeras ficam de cima para baixo , quer dizer capta a imagem do topo da cabeça e não do rosto. Trabalhadores operando esses equipamentos que não sabem nem como pode agir o criminoso. Isto tudo em que ser avaliado na contratação do serviço .
    Vamos ficar velhos e não vamos ver o devido retorno. Fica cômodo para o administrador irresponsável, pois ele vai publicar outro edital para comprar outra vez o que foi roubado ou furtado..
    Quem paga nos .. muito simples não é, assim que funciona hoje e nos vamos ficar eternamente pagando impostos para que !!!
    As administração publica nunca da satisfação do ocorrido , e depois de uma semana todos esquecem , mas no final do mês , nos pagamos s impostos e a toda hora quando se compra algo , pois ai também esta embutido impostos que vão para os três níveis de governo , nos temos que prender a exigir mais nossos direitos, pode ser o governo , que for eles passam e nos é que se lascamos.. até quando...
    Por outro lado devemos cobra a todo momento das administração publica..o cumprimento da melhoria do serviço e a da solução, Nos devemos cobra e propor , para que não fique dizendo que vc só critica
    Carlos Roberto Silveira, silveira.carlosrobertosilveira@gmail.com , silveira1000@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sp.07/07/2009.
    (Cartões clonado! O porque?! De quem ´é a culpa! Dos bancos.. veja)

    Os criminosos já descobriram qual a melhor hora e locais para os assaltos .
    Sabe-se que banco já não tem mas tanto dinheiro, nos dias de hoje tem mas grana nos caixas eletrônicos , por isto o aumento dos crimes nos atm.
    Ate um jegue já foi usado para arrastar um terminal. Os assaltos e furtos nos caixas eletrônicos em todo o pais são facilitados pela inexistência de segurança nos mesmos ( a lei obriga que tenha vigilantes). Um absurdo os clientes terem que passar por diversos constrangimentos como cartão clonado por chupa-cabra e outros dispositivos instalados nos atm , seqüestros relâmpagos com o dono do cartão. Acontece tudo isto pela falta de segurança com vigilância nesses locais.
    O pior disto tudo é que desde 2003 , já se tornou obrigatório ter o segurança ali na área física(área contígua) da agencia bancaria. Para reforçar a tal decisão de 2003 a própria Policia Federal, em sua ultima portaria 387/2006, ver ( www.dpf.gov.br ) .
    Esta por determinação que todo caixa tem que incluir em seu plano de segurança o vigilante nos caixas.Mas nos parece que todos esquecem de cumprir a Lei.
    Os bancos por sua vez esperam que a PF vá lá multar e aguardar uns 6 meses até que este documento chegue a Brasília , para uma comissão avaliar..... e recorrer demorando mais , enquanto isto os crimes continua acontecendo, vide nos últimos 2 anos só pelas noticias da imprensa , já tivemos mais de 4 mil atm levado , furtados e não da para caracterizar os seqüestros relâmpagos , pois para a policia isto e considerados como roubo consumado. As entidades sindicais fazem denuncias pelo não cumprimento da lei aos montes.
    Neste ano de 2009 , já foram assaltados mais de 200 caixas.)
    Só para entender, todo ano cada agencia bancaria paga uma taxa de 1000 ufir para que o plano de segurança seja aprovado , nesta data a policia federal já poderia ou multar e fazer cumprir a lei quer dizer colocar o segurança nos atm , olha que isto já se tornou obrigação de constar no plano de segurança desde 2006 , quer em 2007 todas as agencias já passarão pelo crivo da PF, quer dizer que todas agencias já deu ciência a PF, o porque não obriga que tenha segurança é outra situação .....
    Nos demais caixas ainda não tem obrigação de lei , mas por uma questão de bom senso já deveria ter segurança. Aos senhores da imprensa alerta , na hora que forem entrevistar os representantes dos bancos , em geral eles costuma dizer que ainda não sabem ou não tiveram tempo para ler o texto, outros dizem que ainda vão recorrer, tudo conversa fiada para não falar do tema, tem muitos delegados das delegacias da segurança privada , usam do mesmo expediente.locais para buscar mais detalhes ,no PF www.dpf.gov.br/unidades
    Sindicatos do Brasil, www.vigilantecntv.org.br , www.fetravesp.org.br, sindicatos no Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. SP. 13.07.2009.release
    Vigilância Privada também esta autorizada a usar armas de choque, espargidor de gás pimenta e algemas.

    Agora liberada para segurança privada.
    Com a publicação da portaria.n°358 de 25.06.2009(publicação no diário oficial da união).Alcance da arma ate 10 metros
    Para o transporte de valores o alcance será de 50 metros

    Em seu artigo. 70 e parágrafo 11 autoriza que as empresas possa comprar e utilizar armas de descarga elétrica na segurança privada,(armas não letais).
    Treinamento com duração de 14 hs., Para a segurança patrimonial e pessoal.
    Neste treinamento esta embutida o uso do gás de pimenta e algemas.

    Já para os que trabalham no transporte de valores o treinamento será de 20 hs, pois tem também o uso de granada de gás lacrimogêneo.
    Projéteis de borracha. Nas armas de calibre 12.

    Nossa avaliação ´é que não vai avançar quase nada dado o custo da arma e do preço da munição , (carga), por outro lado em alguns paises consideram que se o profissional der mais de dois tiros estará cometendo o crime de tortura . Aqui no Brasil ainda na se tem noticia deste disciplinamento de ordem legal

    Alguns dados :uma arma de fogo , custa hoje R$ 1700,00 , as munições deveriam ser trocada a cada 6 meses assim diz o fabricante, mas nem 10 % das 1400(em todo o pais) empresas de segurança fazem a troca como determina o fabricante.
    Usa-se(arma de fogo) por mais de vinte anos, pois não tem prazo de validade.

    Uma arma de choque agora no mercado brasileiro , importada por uma só empresa , estrangeira autorizada pelo Exercito Brasileiro , ainda não temos todas as informações .


    Colete a prova de balas .
    Os coletes a prova de balas , após o vencimento que são de 5 anos devem ser devolvidos a empresa fabricante para que seja destruído..isto vale para toda empresa de segurança e vigilância e as empresas de transporte de valores..
    Conquista.
    A conquista da obrigação de fornecer o colete a prova de bala é de dez de 2006 ,através da portaria 191 de 2006 do Ministério do Trabalho e emprego.Até dez de 2011 todos os postos de trabalho ( de todo o Pais ) que utilize arma deve fornecer os coletes , são 20 % do efetivo de trabalhadores,.hoje tem aproximadamente 270 mil armas nas empresas de segurança privada.
    Por outro lado os seguranças irregular , só no estado de são Paulo, chega a cifra de 400 mil , no Brasil tem mais de 1.8 milhões de segurança e vigilantes clandestino..incluindo esses que fazem a pseudo segurança nas vias publicas .
    Só para lembrar na via publica, somente a Policia Militar pode atuar.

    ResponderExcluir