quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Presidente Lula é a personalidade brasileira mais confiável, aponta pesquisa

Políticos e um religioso ocupam as cinco piores posições








Por Edimon Teixeira

O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, é a personalidade mais confiável do país, de acordo com pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Datafolha. Lula encabeça a lista com a nota de 7, 90, numa escala de valores de zero a dez, em que zero significa nada confiável e 10 totalmente confiável.

Resultado é divulgado dez dias depois do jornal francês ‘Lê Monde’ eleger Lula como o "homem do ano 2009" em uma reportagem que ocupou a capa e quatro páginas da revista semanal do jornal. A edição atribui ao presidente a façanha de “ter mudado a cara da América Latina e transformado o Brasil em uma potência”.

Em segundo lugar em termos de confiabilidade fica o âncora e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, com nota média de 7,78. Consideram-no totalmente confiável, com nota dez, 32% dos brasileiros, enquanto 3% dão-lhe nota zero e 5% afirmam não conhecê-lo.

Com nota média de 7,60, o cantor Roberto Carlos aparece como a quarta personalidade brasileira mais confiável, seguido pela cantora baiana, Ivete Sangalo, com a quinta personalidade mais confiável: tem nota média de 7,35, sendo 30% de nota dez, 5% de zero, e é desconhecida de 2%.

O apresentador e presidente do SBT, Sílvio Santos, com nota média de 7,28, fica em sexto lugar no ranking de personalidades mais confiáveis. Atribuem nota máxima ao apresentador 31%, 5% dão-lhe nota zero. Sílvio Santos, assim como Lula, é uma das duas únicas personalidades com taxa de desconhecimento igual a zero.

Abaixo do patamar de nota média sete em confiabilidade, a relação traz ainda nomes como o cantor Zezé Di Camargo e o técnico da seleção brasileira, ambos com nota 6,97, o cantor e escritor Chico Buarque de Holanda, na 9º posição, e outro cantor, Caetano Veloso, na décima.

A lista conta ainda com nomes da cena política atual, como o governador de São Paulo, José Serra; Aécio Neves, governador de Minas Gerais; o deputado federal Ciro Gomes, do PSB; a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do PTe a ex-ministra do meio-ambiente Marina Silva, do PV.

São eles também, os políticos, e um religioso as cinco personalidades menos confiáveis na opinião dos brasileiros: são elas, em ordem decrescente: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney, o bispo Edir Macedo, e em último lugar, como a personalidade menos confiável, o ex-presidente Fernando Collor.

Responderam ao questionário 11.258 brasileiros, de 16 anos ou mais, entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009, em todo território nacional. As notas foram atribuídas a 27 personalidades, com margem de erro para o total da amostra de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário