terça-feira, 13 de abril de 2010

Usuário de drogas é detido no Jd São Salvador














Por Edimon Teixeira

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra detiveram, em flagrante delito por porte de drogas, na noite desta segunda feira, (12), Daniel Alves Ferreira dos Santos, 25 anos.

Ação se deu na Rua Antônio de Oliveira Salazar, no Jardim Salvador, onde a GCM fazia patrulhamento. Ao ser avistado pelos guardas municipais, o indiciado esboçou atitude suspeita o que levou à abordagem deste.

Foram encontrados em posse do suspeito cinco cápsulas com características de cocaína e cinco invólucros com substância aparentando crack.

O indiciado, junto com as substâncias aprendidas, levados ao 1º DP, na região central. Posteriormente, os objetos encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC), onde foi constatado se tratar de cocaína e crack.

O indiciado confessou ser usuário de drogas, e que o material apreendido seria para consumo próprio, e foi liberado após depoimento.

Dependência em números

Ocorrência se dá no momento em que a Clínica Pública de Recuperação de Dependentes Químicos - ligada à Secretaria da Saúde e à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) publica balanço de um ano de atividades.

De acordo com dados divulgados nesta segunda feira, 73% dos pacientes de clínica pública de São Paulo são viciados em crack, 50% consumiam a droga e álcool ao mesmo tempo. Em um ano, 233 pessoas foram atendidas gratuitamente. 13%, no entanto, voltaram a usar a droga.

A internação dura, em média, 40 dias. Os homens foram a maioria dos que procuraram ajuda: 82%, com média de idade de 35 anos. Por causa do crack, uma mulher perdeu a guarda de um dos filhos e o trabalho. Ela chegou a usar 150 pedras de crack em um só dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário