quinta-feira, 15 de abril de 2010

Polícia Civil desmantela quadrilha que clonava cartões em Taboão da Serra

Por Edimon Teixeira

Operação denominada Corsários, promovida pela Polícia Civil de Taboão da Serra, prendeu, na manhã desta quinta feira (15), nove homens acusados de fazer parte de uma quadrilha que clonava cartões de crédito e, depois, com a colaboração de comerciantes, furtava grandes quantidades de dinheiro.

A polícia cumpriu nesta manhã mandados de busca e apreensão em São Paulo e na Grande São Paulo, nas residências dos acusados e também em comércios. Apreendeu uma grande quantidade de equipamentos de falsificação, entre máquinas, cartões em branco, cartões clonados, computadores, celulares e armas.

As máquinas instaladas copiavam e arquivavam os dados dos clientes. Depois de cerca de dez ou 15 dias, um integrante da quadrilha voltava ao local e recuperava o equipamento. Os dados dos clientes eram descarregados em computadores, e os cartões, clonados. Investigação acontecia há dois meses.

“O golpe começava quando integrantes da quadrilha iam a estabelecimentos comerciais, se passavam por técnicos de empresas de cartão, e trocavam as máquinas originais por adulteradas”, revela Raul Godoy Neto, delegado-titular do Setor de Investigações Gerais da Delegacia Seccional de Taboão da Serra.

De acordo com a polícia, os suspeitos fariam acordos com comerciantes, que passavam os cartões como se houvesse sido feita alguma compra, e quando eram pagos pelas empresas, dividiam o dinheiro com os ladrões.

A polícia ainda não tem ideia há quanto tempo o golpe é dado nem quanto dinheiro pode ter sido roubado no esquema. A suspeita é que, além de São Paulo e Grande São Paulo, os criminosos agiam também em outras cidades do Brasil.

Todos os presos e o material apreendido estão na seccional da cidade. O bando vai responder pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, furto, falsificação de documentos e uso de documentos falsos.

Um comentário:

  1. Caro GCM Teixeira,
    excelente sua matéria sobre este bando.
    Coloquei o link para o seu texto no meu blog Bar & Lanches Taboão.
    Parabéns pela sua dupla atuação contra o crime, combatendo-o de frente, e informando a população.

    ResponderExcluir