quarta-feira, 26 de agosto de 2009

GCM Taboão da Serra impede invasão a prédio da prefeitura

Perueiros protestam contra licitação para regulamentação do transporte coletivo no município; não houve feridos graves

Foto/Eduardo Toledo













Por Edimon Teixeira

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra impediu na manhã da última segunda, (24), a invasão de um prédio da prefeitura do município localizado à Rua Miguel Ortega, no Parque Assunção. De acordo com a direção da Coopertab, Cooperativa que reúne cerca de 80 perueiros, adesão ao movimento foi de cerca de 85%.

Clique aqui e assista a vídeo do protesto

Ação contou com a participação de mais de 30 GCM’s, presente com o pelotão de choque da GCM e Romucam (equipe do patrulhamento com motos). Estiveram em apoio, as Polícia Militar e o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

Protesto começou por volta das 7h, com carreata e buzinaço pela cidade, e terminou no pátio do Parque das Hortênsias, ao lado do prédio da prefeitura. O trânsito local foi prejudicado, sendo redirecionado pelos agentes da Semutrans com apoio da GCM.

Perueiros tentaram invadir o local, que era utilizado para a entrega de envelopes por interessados em participar do processo licitatório que visa regulamentação do transporte no município. A documentação foi recebida até às 10h. De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Salvador Grisafi, foram entregues três envelopes.

A princípio pacífica, manifestação tornou-se violenta à medida em que um grupo tentava impedir a entrega de envelopes por candidatos, sob ameaças e agressões verbais e físicas. “Vai morrer. Vamos por fogo no seu carro. Sabemos onde você mora”, gritavam alguns mais exaltados.

Um dos interessados, que teve os documentos tomados e quase queimados em via pública, teve que ser escoltado pela GCM e por um agente do Garra.Um grupo tentou ainda impedir a entrada da documentação no prédio, mas foi barrado por GCM’s.Ninguém ficou ferido gravemente.

Situação se acalmou por volta das 10h30, quando fora anunciada o fim do prazo de entrega de envelopes. Os perueiros deixaram a frente da prefeitura por volta das 11h e voltaram às suas atividades por volta de meio dia e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário