quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Condenados em Itapecerica da Serra PM’s acusados de decapitar deficiente mental

A vítima teve também as mãos decepadas e sofreu um corte na barriga em forma de cruz. O julgamento dos “Highlanders” durou mais de 16 horas e pena será de 18 anos e oito meses

Foto/Thiago Vieira/Folhapress













Mãe da vítima agradece de joelho pela sentença

Quatro policiais militares acusados de matar e decapitar um deficiente mental na Grande São Paulo foram condenados nesta sexta-feira (30) a 18 anos e oito meses de reclusão, cada um, em regime inicialmente fechado, embora decisão caiba recurso. As informações são da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O Julgamento, que foi acompanhado por cerca de 300 pessoas, e que durou pouco mais de 16 horas, aconteceu no Fórum de Itapecerica da Serra. Os policiais são acusados de integrar o grupo de extermínio “Os Highlanders” e foram condenados pela morte do deficiente mental Antonio Carlos Silva Alves, 31, em outubro de 2008, confundido pelos acusados com um ladrão, segundo a denúncia.

O júri popular começou às 10h de quinta-feira (29). Os jurados (cinco homens e duas mulheres) se reuniram para analisar cinco quesitos, e decidiram, às 2h15, que os policiais são culpados. Eles foram condenados por homicídio duplamente qualificado, ação típica de grupo de extermínio, que caracteriza motivo torpe, e impossibilidade de defesa da vítima.

De acordo com a sentença, o 3º sargento Moisés Alves Santos, o cabo Joaquim Aleixo Neto e os soldados Anderson dos Santos Sales e Rodolfo da Silva Vieira terão de cumprir inicialmente sete anos e meio em regime fechado, para então pedir a progressão da pena.

O crime

Antonio Carlos Silva Alves foi seqüestrado em 8 de outubro de 2008, no Jardim Capela, um dos bairros que formam o Jardim Ângela (zona sul de São Paulo). O corpo da vítima foi encontrado num terreno perto da Avenida Soldado PM Gilberto Augustinho, na zona rural de Itapecerica, conhecida como desova de cadáveres.

No mesmo local, outros quatro corpos, ainda não identificados, haviam sido encontrados sem as cabeças, mãos e pés, o que dificulta a identificação. De acordo com a investigação dos policiais civis da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, Alves foi sequestrado e levado no carro da PM de número 37104, onde estavam os quatro PM’s acusados pelo crime.

Os militares estão presos desde janeiro de 2009 no Presídio Militar Romão Gomes, no Jardim Tremembé (zona norte de São Paulo). Ao todo, nove PM’s (incluindo os quatro réus acusados da morte de Alves) estão presos acusados de integrar o grupo "Os Highlanders".

O nome faz alusão ao filme "Highlander - O Guerreiro Imortal", sucesso dos anos 1980, estrelado pelo ator norte americano Cristopher Lambert, no qual as vítimas eram decapitadas em um confronto. Os policiais são responsáveis por diversos homicídios ocorridos entre 2007 e 2008, na zona sul da Grande São Paulo, de acordo com a Polícia Civil.

Matéria disponível também no Blog do Edimon Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário